Conhecendo as carretilhas e aprendendo como arremessar
A carretilha, é um equipamento incrível, porem muitas pessoas não a utilizam de maneira correta.
Ela dispõem de algumas regulagens, que por sua vez são extremamente uteis, em diversos casos, especialmente aos iniciantes.
Devido a falta de conhecimento das pessoas sobre elas daí vem a famosa história que carretilha só serve para dar cabeleira que são muito complicadas.
Porem a história não é bem assim.
Algumas partes e recursos que devemos conhecer:
Distribuidor ou devanador
É o local onde se passa a linha que sai do carretel, ele tem a função de distribuir uniformente a linha no mesmo.
Em carretilhas de pesca muito pesada, ou até mesmo em carretilhas modificadas para suf casting não temos este acessório, devido ao risco de quebra em caso de grandes peixes, ou pelo atrito que gera diminundo o arremesso no caso do surf casting.
Então a distribuição de linha é feita com o dedão da mão que segura a vara.
Botão de desarme do carretel
É o botão que se pressiona para destravar o carretel, quando vamos lançar a isca.
A partir do momento que ele é pressionado o carretel fica livre para girar, por isso para arremessar, devemos segurar o carretel com a ponta do dedo, e com o meio dele pressionar este botão, sem soltar o carretel.
Botão de ajuste Mecânico
Ele é o responsável pela regulagem do freio mecânico. É um botão de rosca, que fica ao lado da estrela do drag.
É com ele que se regula a carretilha antes de fazer o arremesso, baseando-se no peso da isca, se existevento contra etc.
É ele que faz com que o carretel gire mais solto ou mais travado.
Para aqueles que estão iniciando na pesca com carretilhas aconselho a fazer a seguinte regulagem.
Após montado todo o equipamento, levanta a vara na altura do ombro, fecha-se o freio ao máximo e destrava o carretel.
A isca ficara parada na ponta da vara, devido ao carretel estar travado, assim deve-se ir soltando o freio devagar, até que a isca comesse a descer de forma vagarosa, e ao tocar na água pare seu movimento.
Os arremessos serão mais curtos, porem a chance de ocorrer cabeleira será bem menor.
Claro que com treino, experiência deve-se ir soltando mais o carretel, e assim conseguir arremessos mais longos.
Regulador do freio Magnético.
É um botão giratório, normalmente com escala de 0~10, o qual é usado para fazer a regulagem do freio magnético.
Este regulador fica na tampa oposta da manivela.
Para os pescadores que estão iniciando pode ser o caso de deixar no máximo fechado e ir abrindo com o tempo, até achar uma boa regulagem.
Este freio auxilia a não dar cabeleira de arranque.
Freio Magnético
Os imã ficam grudados na tampa lateral, eles ficam na tampa oposta a manivela, assim como o botão responsavel para a regulagem dos mesmos
A medida que se mexe no botão, a distância dos imã em relação ao carretel é alterada, ou seja, quanto mais próximo de 10 estiver a regulagem, mais perto estarão os imã e consequentemente mais preso o carretel, e vice e versa,
Freio Centrífugo
Algumas carretilhas vem com freios magnéticos, outras com centrífugo, e algumas combinam os dois sistemas.
Funciona do mesmo modo que os imã. Este tipo de freio também é acionado hora do arremesso.
Variando de carretilha, também varia o numero de buchas que compoem este sistema, sendo normalmente 2,4 e 6
São eixos radiais presos ao eixo central do carretel.
Nestes eixos são colocados pesos ou seja as buchas.
No arremesso, com o alto giro do carretel, estes pesos são jogados contra uma calota e por atrito vai freando o carretel controlando a saída da linha.
Isso se deve a diferenças de aceleração centrípeta e tangêncial que não vem ao caso aqui, pois é puramente Física.
A esquema de regulagem pode-se fazer como no caso dos imãs de inicio fechar tudo e ir abrindo as buchas.
exemplo com 4 buchas, de inicio tudo fechada, depois 3, depois dois...
Para mudar a regulagem é necessario abrir a tampa lateral, quanto mais longe as buchas do carretel, mas o freio estara fechado.
Drag
Para acessar este mecanismo bata mexer na estrela do drag que fica atrás da manivela, onde ela aumenta ou diminui o drag ( fricção ).
Exemplo padrão de regulagem :
A regulagem varia de acordo com a linha ou com o tipo de pescaria.
É considerado como ideal regular em torno de 1/4 a capacidade de resistência da linha, ou seja, quando uma linha tem resistência para 20kg, basta regular a fricção em 5kg.
Realizando a Regulagem -> Com a ajuda de aluem, engate o anzol em uma balança pequena e comece a puxar a vara vagarosamente.
O ponto em que a linha deve começar a ser liberada da carretilha deve estar próximo de 1/4 da resistência da linha.
Tomando como exemplo a linha de resistência de 20kg, a balança deve marcar 5kg
Se a linha for liberada antes de 5kg, a fricção está muito aberta., e vice e versa.
Ex.:
Resistência da linha = 40kg
Regulagem da fricção =1/4 = 10kg
Agora abaixo segue o video de demonstração de como arremessar, no caso esta sendo executado o Over Head Casting.
Espero que ajude a todos, usando as dicas de regulagem que passei acima, e com este video demonstração, todos poderão pescar sem medo com carretilhas.
Manutenção básica das carretilhas de perfil baixo
Esta matéria mostra algo bem básico na manutenção das carretilhas de perfil baixo, se trata das manutenções preventivas, onde é só feito uma pequena limpeza e reforço na lubrificação não desmontando o equipamento por completo.
Sempre após qualquer pescaria, devemos pelo menos limpar os equipamentos, e de tempos em tempos fazer estas manutenções básicas, e a cada temporada de pesca, uma manutenção completa, desmontando todo o equipamento limpando e lubrificando
Ao desmontar, vá colocando as peças em ordem de desmonte para evitar dores de cabeça para montar depois, especialmente se não tiver a planta do equipamento.
Depois de algum tempo e pratica, se tornara bastante simples desmontar o equipamento por completo e remontar.
Primeiro de tudo devemos, abrir a tampa lateral da carretilha, para isto normalmente basta apertar um botão que vem ao lado do ajuste do freio magnético, alguns modelos é necessário retirar um parafuso, que fica na tampa oposta, na tampa da manivela.
Agora retiramos o carretel, lavamos bem ele em agua corrente, para limpar a linha, dependendo do caso, é aconselhável ir colocando a linha em um balde com agua morna, e depois de feita a manutenção na carretilha, recolhemos a linha de volta, enquanto a mesma passa por um pano seco em nossas mãos.
Agora devemos, colocar óleo em alguns rolamentos, alguns para alcançar é necessário desmontar a carretilha por completo, entretanto é possível lubrificar todos os rolamentos que dão suporte ao eixo do carretel sem desmontar por completo a carretilha.
Utilize um óleo fino, lubrificar o rolamento que vem na tampa do freio magnético, temos óleos próprios para isso como os da shimano, quantum etc, também podemos utilizar óleo para rolamentos de alta rotação ou mesmo o óleo singer, porem este ultimo é um pouco mais viscoso que o recomendado.
Não se esqueça de nenhum rolamento do eixo do carretel, nem de passar um pouco no eixo.
Algumas carretilhas tem porta de lubrificação, para lubrificar as engrenagens com graxa, se a sua possuí é só retirar o parafuso da porta, e passar graxa a base de lítio.
Terminado só nos resta remontar a carretilha, limpe bem ela por fora para retirar qualquer graxa ou óleo que possa ter caído.
Dependendo do local em que pescamos, devemos passar uma escovinha no devanador, e nada impede de lubrificarmos o eixo do mesmo com óleo, ou graxa.
Por último passe silicone spray por fora da carretilha, este repele a água e cria uma película protetora.
Aumentando o desempenho das carretilhas
Cada pescador tem seu conjunto de características que o define, cada um ao seu estilo e modalidade de pesca.Mas todo pescador sabe, que alguns metros de arremesso a menos pode significar consequentemente poucas ações, por exemplo na pesca de praia, para atingir os canais, nos PP para atingir o meio do tanque onde estão concentrados os peixes ou na pesca com artificiais para atingir uma galhada.
Uma boa técnica de arremesso aliada a equipamentos equilibrados é fundamental no sucesso, entretanto alguns cuidados e ajustes, aumentam a distância de arremesso.
Considerando que o conjunto esta equilibrado, e o pescador tenha desenvolvido uma boa técnica de arremesso, segue alguns detalhes que podem e devem ser levados em consideração.
Começando pela linha, uma linha de qualidade é sem dúvida uma boa opção para melhorar o arremesso, e sua manutenção é fundamental. Hoje em dia a utilização de multifilamento é em grande escala, entretanto estas linhas costumam ficar a medida que a pescaria se prossegue, encharcadas de água, aumentando o seu peso e dificuldade na liberação do carretel.
A melhor maneira de contornar este problema é com a utilização de silicone em spray, ele é inerte e não provocara mudança na taxa de capturas e mais ele expele a água da linha e a lubrifica, fazendo com que o arremesso seja mais suave, sem trancos aumentando a distância do mesmo ao facilitar a saída de linha.
Costumo andar com um silicone em spray junto com os equipamentos, passo na linha antes de pescar, utilizo durante a pescaria, e depois da pescaria terminada com a linha seca, também faço uso do mesmo.
Agora uma parte importante é quanto a lubrificação da carretilha, que deve ser adequada, com lubrificantes de qualidades e de uso indicado para este fim.
Atenção aos rolamentos, especialmente aos que dão sustento ao eixo do carretel, eles não devem estar enferrujados, avariados etc, caso esteja desta maneira a melhor opção é troca-los, lembrando que podem ser substituídos pelos cerâmicos de alta rotação, mas via de regra cada rolamento destes cerâmicos não sai por menos de 70 reais.
Jamais utilize WD-40, desengripantes ou qualquer outro anti ferrugem, estes materiais dissolvem todo o óleo e graxa, e prejudicam o equipamento a longo prazo, só devem ser utilizados para LIMPEZA na manutenção, depois disso o rolamento/ engrenagens devem ser bem lavados e lubrificados de forma adequada.
A melhor opção para manutenção dos rolamentos é realizar de tempos em tempos uma limpeza completa, aplicando solventes para retirar todo o óleo, fazer uma boa lavagem com água e sabão, secar adequadamente e adicionar uma gota de óleo fino próprio para este fim, pode ser utilizado alem dos óleos finos de marcas consagradas na pesca, também óleo para "motorzinho" de dentista.
A cada duas ou três pescaria é aconselhável aplicar novamente uma gota de óleo, visto que a medida que o lubrificante é menos viscoso, maior a facilidade com que saí do rolamento. Nunca aplique graxa nos rolamentos das carretilhas de arremesso.
Utilizando estas dicas é certeza de haver aumento na distância dos arremessos, comprovado na prática.
Manutenção das Varas de Pesca
Como qualquer outro equipamento de pesca, as varas também devem ser bem cuidadas e conservados.
Como preferência compre um tubo para transportes de varas, ou faça você mesmo um tubo com cano PVC.
Ajuda no transporte, sem o mesmo é muito comum, quebrar as varas prendendo ponteiras em portas etc.
Assim evitaremos transtornos na hora de ir pescar, gasto de dinheiro com reparos que poderiam ser evitados.
Quando transportar suas varas de pesca dentro de tubos, um bom conselho é que amarrem o feixe para que o conjunto de varas tenha a sua resistência somada e assim suporte melhor as eventuais batidas.
Também se for fazer seu próprio tubo não esqueça de colocar espumas na tampa do fundo e de cima, para dar mais segurança no transporte, faça isso também se no tubo comprado não houver espuma.
Outro detalhe importante, após cada pescaria, pegue sua vara e lave com sabão neutro deixando secar na sombra.
NÃO use sulupã, ácidos, esponjas de aço, qualquer produto abrasivo etc, nas suas varas,você vai acabar com elas.
É aconselhável lavar os passadores e a ponteira, com uma pequena escova, com água e sabão, e verificar se todos estão em bom estado, muito cuidado com eles, são frágeis especialmente a choques mecânicos, bateu corre o risco de trincar, quebrar, cair o anel interno.
Em caso de oxidação dos passadores, use uma espona de aço fina para retirar a mesma.
Caso a pintura do Blank estiver apagada, ou seja fosca, use um polidor automotivo líquido para realçar o brilho
Cuidado com o Blank da vara, para não ficar riscando, batendo, isso pode gerar micro trincas que na hora da briga com o peixe pode ocasionar a quebra da vara
Quando o cabo de cortiça ou EVA estiver liso e escorregadio (ocasionado pelo suor das mãos), use esponja de limpeza doméstica com água e sabão, ou ainda lixa d'água bem fina se a situação for impossível de se resolver com a bucha.
A mesma dica vale para os cabos de cortiça, que já apresentam uma cor escura, basta utilizar sabão neutro esfregando com uma esponja domestica de limpeza com o lado verde.
Se após a limpeza o cabo de EVA estiver ressecado, dificultando a pegada, utilize vaselina líquida até que fique macio e com a cor renovada.
Cuidado para não deixar o cabo enxarcado, é bem pouco com um pano cuidado.
Guarde sua vara de pesca em suportes que a mantenham na posição vertical, para que o blanck não adquira memória ou entorte se não tiver tiver suporte para acomodação das varas, guarde pelo menos nos tubos de transporte em pé, não deixe as varas encostadas na parede elas ficarão tortas.
Seguindo estas dicas nossas varas de pesca sempre nos trazer grande satisfação, e seguira em nossas pescarias por longos anos.
O molinete é um equipamento bem difundido em todo o mundo, chamado de spinning reel no exterior.
O primeiro ponto a se ressaltar é que molinete não é melhor que carretilha nem vice e versa, cada um apresenta vantagens e desvantagens sobre o outro, dependendo do tipo de pesca. técnica etc a carretilha é indicada, em outras situações o molinete é indicado.
Como escolher o modelo certo?
A escolha do melhor molinete depende diretamente da pesca a ser realizada, e dos peixes a serem capturados. Seja, na pesca de artificiais ou naturais, na pesca de praia ou em rios devemos nos atentar ao modelo mais adequado as nossas necessidades. Em função do tipo de pesca, e dos peixes é definido todo o equipamento como molinete, linhas, varas etc. O equilíbrio do equipamento é fundamental aos pescador.
Como qualquer equipamento de pesca podemos encontrar molinetes:
Ultra - Leve
Leve
Médio - Leve
Médio
Médio - Pesado
Pesado
Extra - Pesado
Uma coisa muito importante ao comprar um molinete é observar a relação de recolhimento dele, que é apresentado da seguinte forma x,y:1 conhecido como Gear Ratio, que significa quantas voltas o carretel dá, em uma volta completa da manivela
Exemplo 5,8:1 -> a cada uma volta completa da manivela o carretel deu 5,8 voltas.
Molinetes com Gear Ratio maiores são indicados a pesca de artificiais de arremesso, como por exemplo pesca com grandes poppers no mar.
Por outro lado molinetes com Gear Ratio menores são indicados para a pesca vertical com Jumping Jigs.
Observe também a quantidade de rolamentos (ball bearing) que o molinete possui. Quanto maior o número de rolamentos mais suave o molinete se torna em seu trabalho.
Existem molinetes com regulagem de drag frontal e traseira. Existe muita discussão sobre qual modelo é melhor, alem de preferência pessoal etc.
Mas a grande parte dos molinetes possuem regulagem de drag frontal, neste sistema temos discos de freio maiores e maior durabilidade.
Moliente de fricção frontal.
Molinete com regulagem de drag traseiro.
Dica para abastecer o carretel com linha.
É preciso atenção especial no abastecimento do molinete devido a torção da linha.
Umas das melhores maneiras consideradas para se fazer o abastecimento, é fazer com que o tubo da linha fique na mesma posição do carretel do molinete.
A linha deve desenrolar do tubo, na mesma direção em que o carretel do molinete gira ao recolher.
Lembrando de deixar a linha esticada ao recolher, para isso prenda com os seus próprios dedos, ou peça a ajuda de outro.
Deixe um espaço de no mínimo 2 mm da borda do carretel, atenção para a linha que esta sendo utilizada, com linhas de mono filamento podemos deixar o carretel mais cheio, por outro lado com linhas de multi filamento é mais indicado deixar um espaço maior entre a quantidade de linha e a borda do carretel.
Regulando o drag:
O drag deve ser regulado com critério, para que ele possa proporcionar o máximo de ajuda nas suas pescarias.
O ideal é que seja regulada em 1/4 da resistência da linha que está sendo utilizada. No caso de estar utilizando uma vara com resistência menor que a linha, deve-se regular a 1/4 da resistência da vara.
Para fazer esta regulagem, monte a vara com o molinete abastecido e prenda a ponta da linha a uma balança de mola, do tipo usado em pescarias. Puxe a vara e verifique a que peso o molinete começa a soltar a linha.
Regule a fricção até que ele faça isto a 1/4 da resistência da linha (ou da vara, no caso de esta ser menor). Por exemplo, para uma linha cuja resistência seja de 20 libras, o molinete deverá começar a soltar quando a balança acusar 5 libras.
Como arremessar:
O arremesso com molinetes não são complicados.
Para efetuar o arremesso, prenda a linha com o dedo indicador, pressionando sobre a vara.
Após o feito, levante a alça dele, também conhecido como pick-up.
Faça um movimento que leve a vara para trás e depois para a frente soltando a linha presa no dedo.
Assim que a linha cair na água, basta girar a manivela que a alça abaixa automaticamente em alguns molinetes, em outros você deve abaixar a alça com a própria mão.
- 1 Cano de PVC de DN 50 mm (70 cm) (branco) - R$ 3,97/metro
- 1 Cano de PVC de DN 25 mm (75 cm) (marrom) - R$1,60/metro
- 3 Pedaços de cano PVC DN 25 mm (9 cm cada)
- 3 caps (tampões) de PVC de DN 25 mm (marrom) - R$ 0,90 cada
- 1 “T” cola/rosca DN 25 mm ¾ (marrom) - R$ 2,60
- 1 “T” de redução DN 50/25mm (marrom) - R$ 3,62
- 1 bucha de redução DN 50/25 mm (marrom) - R$ 2,24
- 1 adaptador rosqueável para caixa d’água (flange) - R$ 8
- 1 adesivo plástico para PVC (17g) (cola) - R$1,50
- 1 pedaço de madeira (cabo de vassoura) para fechar o tubo junto ao adaptador.
- 1 pedaço de sandálias havaianas (melhor borracha para usar na bomba).
Construção
> Com a lista de materiais e as imagens disponíveis, não restam muitos segredos para montar a bomba. Ao unir o cano (branco) PVC 50mm (70cm) ao “T” de redução DN 50/25mm, não há necessidade do uso de cola. Ele entra bem justo e, com o tempo de utilização, se desgasta até a ponta quebrar. Assim, é fácil retirá-lo e substituí-lo.
> No cano interno (marrom) de PVC 25 mm (75 cm), faça a rosca de um lado e, na outra extremidade, cole a “flange”, tampando o tubo com um pedaço de cabo de vassoura e cola, para evitar a entrada de água e ar.
> Recorte uma “rodela” do diâmetro do tubo branco (50 mm) de sandálias havaianas para fazer a borracha que vai entre a flange. Essa borracha tem ótima durabilidade.
> Antes de colar a bucha de redução ao “T” de redução, faça um “furo”, uma espécie de respiro para a saída de ar na “bucha de redução”. No “T” DN 25 mm ¾, cole 8 ou 9 cm de cada lado, e finalize colando um cap (tampão). Após o tempo de secagem da bomba, é só colocar em prática a engenhoca.
Uso
Ao localizar o buraco do corrupto na praia, posicione a bomba no centro dele, puxando o cabo. Enterre a ponta de 10 a 15 centímetros na areia e acione a bomba, puxando o cabo totalmente para cima. Às vezes, é necessário dar duas “bombadas” consecutivas para sugar areia até alcançar a profundidade do animal.
Dica: leve sempre em sua caixa de pesca borrachas adicionais, pois com o tempo elas ressecam e podem se romper. A ação da bomba tem que ser rápida, para não dar chances para ele escapar.
Conhecendo os molinetes
O molinete é um equipamento bem difundido em todo o mundo, chamado de spinning reel no exterior.
O primeiro ponto a se ressaltar é que molinete não é melhor que carretilha nem vice e versa, cada um apresenta vantagens e desvantagens sobre o outro, dependendo do tipo de pesca. técnica etc a carretilha é indicada, em outras situações o molinete é indicado.
Como escolher o modelo certo?
A escolha do melhor molinete depende diretamente da pesca a ser realizada, e dos peixes a serem capturados. Seja, na pesca de artificiais ou naturais, na pesca de praia ou em rios devemos nos atentar ao modelo mais adequado as nossas necessidades. Em função do tipo de pesca, e dos peixes é definido todo o equipamento como molinete, linhas, varas etc. O equilíbrio do equipamento é fundamental aos pescador.
Como qualquer equipamento de pesca podemos encontrar molinetes:
Ultra - Leve
Leve
Médio - Leve
Médio
Médio - Pesado
Pesado
Extra - Pesado
Uma coisa muito importante ao comprar um molinete é observar a relação de recolhimento dele, que é apresentado da seguinte forma x,y:1 conhecido como Gear Ratio, que significa quantas voltas o carretel dá, em uma volta completa da manivela
Exemplo 5,8:1 -> a cada uma volta completa da manivela o carretel deu 5,8 voltas.
Molinetes com Gear Ratio maiores são indicados a pesca de artificiais de arremesso, como por exemplo pesca com grandes poppers no mar.
Por outro lado molinetes com Gear Ratio menores são indicados para a pesca vertical com Jumping Jigs.
Observe também a quantidade de rolamentos (ball bearing) que o molinete possui. Quanto maior o número de rolamentos mais suave o molinete se torna em seu trabalho.
Existem molinetes com regulagem de drag frontal e traseira. Existe muita discussão sobre qual modelo é melhor, alem de preferência pessoal etc.
Mas a grande parte dos molinetes possuem regulagem de drag frontal, neste sistema temos discos de freio maiores e maior durabilidade.
Moliente de fricção frontal.
Molinete com regulagem de drag traseiro.
Dica para abastecer o carretel com linha.
É preciso atenção especial no abastecimento do molinete devido a torção da linha.
Umas das melhores maneiras consideradas para se fazer o abastecimento, é fazer com que o tubo da linha fique na mesma posição do carretel do molinete.
A linha deve desenrolar do tubo, na mesma direção em que o carretel do molinete gira ao recolher.
Lembrando de deixar a linha esticada ao recolher, para isso prenda com os seus próprios dedos, ou peça a ajuda de outro.
Deixe um espaço de no mínimo 2 mm da borda do carretel, atenção para a linha que esta sendo utilizada, com linhas de mono filamento podemos deixar o carretel mais cheio, por outro lado com linhas de multi filamento é mais indicado deixar um espaço maior entre a quantidade de linha e a borda do carretel.
Regulando o drag:
O drag deve ser regulado com critério, para que ele possa proporcionar o máximo de ajuda nas suas pescarias.
O ideal é que seja regulada em 1/4 da resistência da linha que está sendo utilizada. No caso de estar utilizando uma vara com resistência menor que a linha, deve-se regular a 1/4 da resistência da vara.
Para fazer esta regulagem, monte a vara com o molinete abastecido e prenda a ponta da linha a uma balança de mola, do tipo usado em pescarias. Puxe a vara e verifique a que peso o molinete começa a soltar a linha.
Regule a fricção até que ele faça isto a 1/4 da resistência da linha (ou da vara, no caso de esta ser menor). Por exemplo, para uma linha cuja resistência seja de 20 libras, o molinete deverá começar a soltar quando a balança acusar 5 libras.
Como arremessar:
O arremesso com molinetes não são complicados.
Para efetuar o arremesso, prenda a linha com o dedo indicador, pressionando sobre a vara.
Após o feito, levante a alça dele, também conhecido como pick-up.
Faça um movimento que leve a vara para trás e depois para a frente soltando a linha presa no dedo.
Assim que a linha cair na água, basta girar a manivela que a alça abaixa automaticamente em alguns molinetes, em outros você deve abaixar a alça com a própria mão.
Bomba para Corruptos
Materiais- 1 Cano de PVC de DN 50 mm (70 cm) (branco) - R$ 3,97/metro
- 1 Cano de PVC de DN 25 mm (75 cm) (marrom) - R$1,60/metro
- 3 Pedaços de cano PVC DN 25 mm (9 cm cada)
- 3 caps (tampões) de PVC de DN 25 mm (marrom) - R$ 0,90 cada
- 1 “T” cola/rosca DN 25 mm ¾ (marrom) - R$ 2,60
- 1 “T” de redução DN 50/25mm (marrom) - R$ 3,62
- 1 bucha de redução DN 50/25 mm (marrom) - R$ 2,24
- 1 adaptador rosqueável para caixa d’água (flange) - R$ 8
- 1 adesivo plástico para PVC (17g) (cola) - R$1,50
- 1 pedaço de madeira (cabo de vassoura) para fechar o tubo junto ao adaptador.
- 1 pedaço de sandálias havaianas (melhor borracha para usar na bomba).
Construção
> Com a lista de materiais e as imagens disponíveis, não restam muitos segredos para montar a bomba. Ao unir o cano (branco) PVC 50mm (70cm) ao “T” de redução DN 50/25mm, não há necessidade do uso de cola. Ele entra bem justo e, com o tempo de utilização, se desgasta até a ponta quebrar. Assim, é fácil retirá-lo e substituí-lo.
> No cano interno (marrom) de PVC 25 mm (75 cm), faça a rosca de um lado e, na outra extremidade, cole a “flange”, tampando o tubo com um pedaço de cabo de vassoura e cola, para evitar a entrada de água e ar.
> Recorte uma “rodela” do diâmetro do tubo branco (50 mm) de sandálias havaianas para fazer a borracha que vai entre a flange. Essa borracha tem ótima durabilidade.
> Antes de colar a bucha de redução ao “T” de redução, faça um “furo”, uma espécie de respiro para a saída de ar na “bucha de redução”. No “T” DN 25 mm ¾, cole 8 ou 9 cm de cada lado, e finalize colando um cap (tampão). Após o tempo de secagem da bomba, é só colocar em prática a engenhoca.
Ao localizar o buraco do corrupto na praia, posicione a bomba no centro dele, puxando o cabo. Enterre a ponta de 10 a 15 centímetros na areia e acione a bomba, puxando o cabo totalmente para cima. Às vezes, é necessário dar duas “bombadas” consecutivas para sugar areia até alcançar a profundidade do animal.
Dica: leve sempre em sua caixa de pesca borrachas adicionais, pois com o tempo elas ressecam e podem se romper. A ação da bomba tem que ser rápida, para não dar chances para ele escapar.
No Brasil adotamos certas unidades de medidas e terminologias, em outros paises adotam-se outras. Como grande parte do material esportivo que usamos é estrangeiro , isso causa alguns embaraços para os iniciantes. A CBPDS geralmente adota em suas informações os padrões brasileiros, mas para facilitar os praticantes fornece as seguintes informações de conversões:
ESSA É PARA VOCÊ MARQUINHO...
Um prático e excelente modo de levar a tralha na pescaria de praia é usar um carrinho.
Na hora de usar, fica aqui um lembrete importante: ao pensar em montar ou comprar um carrinho escolha os modelos com rodas maiores e largas, pois serão muito mais eficientes em lugares de areias fofas.
Conversão de pesos
Os modelos de iscas artificiais - principalmente as importadas - apresentam suas características de peso de arremesso expressadas em onças. para converter esses valores é necessário saber que uma onça equivale a 28 gramas, além de ter uma pequena noçAo de matemática.
Assim, se uma isca pesa 1/160 onças deve-se obter um cento e sessenta avos de 28,35 gramas.
Assim, se uma isca pesa 1/160 onças deve-se obter um cento e sessenta avos de 28,35 gramas.
Exemplo:
- peso de arremesso igual a 1/160 onças
28,35 divididos por 160 = 0,175 multiplicado por 1 = 0,175 gramas
- peso de arremesso igual a 3/8 onças
28,35 divididos por 8 = 3,5 multiplicado por 3 = 10,5 gramas
- peso de arremesso igual a 3/4 onças
28,35 divididos por 4 = 7 multiplicado por 3 = 21 gramas
Para transformar valores de pés e polegadas em metros e centímetros deve ser usado os seguintes valores:
O Pé usa símbolo representado por um aspa no lado direito superior do número:
UM PÉ = 1' ( ou 30,48 cm)
UM PÉ = 1' ( ou 30,48 cm)
A polegada usa símbolo representado por duas aspas no lado superior direito do número:
UMA POLEGADA = 1" (ou 2,54 cm)
UMA POLEGADA = 1" (ou 2,54 cm)
Portanto uma vara cuja medida seja de 6'6", tem seis pés e seis polegadas de comprimento. No sistema métrico isto significa:
6 x 30,48 + 6 x 2,54 = 1,98 metro.
6 x 30,48 + 6 x 2,54 = 1,98 metro.
Medidas Símbolos Valor para conversão | ||
Jarda | Yd | 91,40 centímetros |
Pé | Pé( ' ) | 30,48 centímetros |
Polegada | Pol( " ) | 2,54 centímetros |
Libra | lb | 453 gramas |
Onça | Oz | 28,35 gramas |
A equivalência de bitolas de linhas em relação ao peso que suportam, varia de acôrdo com o fabricante. Porém, utilizando a tabela abaixo, dá para ter uma boa idéia de como fazer a converção.
ESSA É PARA VOCÊ MARQUINHO...
Um prático e excelente modo de levar a tralha na pescaria de praia é usar um carrinho.
Na hora de usar, fica aqui um lembrete importante: ao pensar em montar ou comprar um carrinho escolha os modelos com rodas maiores e largas, pois serão muito mais eficientes em lugares de areias fofas.
Espessura Menos resistentes Mais resistentes Milímetros libras quilos libras quilos | ||||
0,20 | 4 | 1,810 | 7 | 3,180 |
0,25 | 6 | 2,720 | 12 | 5,440 |
0,30 | 10 | 4,536 | 17 | 7,710 |
0,35 | 13 | 5,900 | 23 | 10,430 |
0,40 | 17 | 7,710 | 28 | 12,700 |
MOLINETES / CARRETILHAS
Spinning reel Molinete |
Baitcasting reel Carretilha |
Spincast reel Molinete fechado |
VARAS EM RELAÇÃO AO PESO DA ISCA
UL-ultra light-ultra leve varas indicadas para arremessar iscas com peso entre 0,88g - 7,08g linha 2lb - 8lb |
L-light-leve para iscas 1,77g - 10,63g linha 4lb - 10lb |
ML-medium light-meio leve para iscas entre 3,54g - 14,17g linha 6lb - 12lb |
M-medium-média para iscas entre 7,08g - 17,71g linha 8lb - 14lb |
MH-medium heavy-meio pesada para iscas entre 10,63g - 28,35g linha 10lb - 20lb |
H-heavy-pesada para iscas entre 14,17g - 42,52g linha 12lb - 25lb |
XH-extra heavy-extra pesado para iscas entre 21,26g - 85,05g linha 17lb - 30lb |
Tabela de equivalência para linhas