Linhas

As diferentes linhas de pesca



As linhas de pesca tem nas mais diversas cores, resistência e  composição de materiais.

Cada uma tem vantagens e desvantagens sobre a outra, variando para o tipo de pesca, técnica a ser utilizada entre outras variáveis

Sendo assim fica indevido falar que uma linha é melhor que a outra, tudo vai depender da necessidade de pesca.
A linha é o elo que liga o pescador ao peixe, cada linha tem suas diferenças e podem ser divididas de forma simplificada em dois grupos:
Monofilamento e Multifilamento

Como o próprio nome indica, a Monofilamento é constituída por um único fio, já a multifilamento são vários fios, que formam uma única linha


Monofilamento:

As linhas mais comuns, usada pela grande maioria dos pescadores
De varias marcas, diversas cores, bitolas etc.

Estas linhas, tem um problema, elas apresentam elasticidade, algumas chegam  até a 20%

Isto pode ser muito prejudicial dependendo do tipo de peixe que estamos pescando.

Normalmente boas linhas monofilamento vem escrito na caixa que possuem baixa elasticidade, e isto é muito bom.

Também estas possuem uma boa resistência a brasão.




Fluorocarbon:

Dentre as monofilamento surgiu no mercado uma linha que ao contrario das mais comuns não é feita a base de Naylon, são as chamadas fluorocarbon.

Estas linhas tem a vantagem de ter pouca elasticidade e alem de tudo são bem resistentes a brasão e virtualmente  invisíveis na água.

Estas linhas são muito usadas para se fazer leaders especialmente na pesca com artifiiais.




Multifilamento:

São feitas de Dyneema ou Spectra sendo basicamente o mesmo material, apenas de origem diferentes

São composta de vários filamentos, elas possuem baixa elasticidade e grande resistência em comparação com as monofilamento, uma multi de mesma bitola chega a ter até 4x a resistência da mono.

Isto em determinados tipos de pesca sem duvida é algo fundamental, aliar bitolas diminutas a grandes resistências e baixa elasticidade.

Podem ser trançadas em 4, 6 ou 8 fios por exemplo, são excelentes para o trabalho de iscas de superfície.

Um detalhe importante é utilizar leader, quando estamos pescando com multifilamento.

O leader pode ser de flurocarbono, ou mesmo de nylon, já que as linhas de multi são muito mais fáceis de serem vistas na água do que as outras e mais na pesca com artificiais é muito ruim as garateias ficar enroscando na linha, podendo desfiar.




Todas as linhas  tem caracteristicas comuns, tais como, bitola, resistência a brasão, resistência etc


Bitola:

Também conhecida como espessura da linha, nada mias nada menos do que a "grossura" da mesma, tendo dos mais variáveis tipos 0,16mm, 0,18mm, 0,20mm ... enfim uma variada gama.

Resistência:

É o peso máximo que a linha suporta quando tracionada, antes de se partir, para cada bitola existe uma intervalo de libragem, e como já vimos se mudarmos o tipo de linha para uma mesma bitola, temos uma libragem diferente
exemplo linhas de 12lbs, 50lbs etc

Resistência a Brasão:

Normalmente quanto mais qualidade tem a linha mais resistência ela tem a brasão, e vale lembrar que quanto maior a bitola o mesmo é valido.
Resistência a brasão esta ligado ao desgaste que uma linha sofre, ao entrar em atrito, raspando em pedras, troncos etc

Por este motivo é comum em determinados tipos de pesca a utilização de leader, que nada mais é que um pedaço de linha de bitola mais grossa, a qual vai atada a linha principal, pois assim a chance de se perder um peixe devido a ele raspar a linha em objetos, diminui bastante
Não existe regra de quanto deve ser a bitola do leader em relação a linha principal, porem nada de exagerar, estar usando uma linha 0,20mm e colocar um leader 0,90

O leader não deve exceder o tamanho da vara, da ponteira até o primeiro passador, especialmente no caso de carretilhas, pois o nó vai prejudicar de forma imensa o arremesso, caso ele passar pelo devanador, isso se tratando em pesca de arremesso.


Devemos evitar nós muito volumosos para não atrapalhar o arremesso.


Podemos usar uma cola leader para unir linhas de nylon a qual nos permite não utilizar o nó




Memória -> A resistência de uma linha, sobre a memória, consiste na verdade na capacidade dela não adquirir forma ao decorrer do tempo,ou seja, ficar encaracolada., muito comum acontecer isto as linhas que abastecem o molinete.

As monofilamento possuem memória elevada comparada as multi.